Tradutor

terça-feira, 30 de junho de 2015

Ruy Borba escapa da justiça de Búzios

Juízes de Saquarema já se declararam suspeitos



Após 3 anos de estratégias de difamações e calúnias gravíssimas  contra os magistrados da Comarca de Armação dos Búzios, por o terem enfrentado nos crimes praticados com apoio do Prefeito Mirinho Braga , seus secretários e vereadores, o  exsecretário de planejamento de Búzios  Ruy Borba, finalmente conseguiu que a justiça de Búzios não o julgasse mais. Uma vitória supostamente suspeita e anunciada em escutas telefonicas autorizadas pela justiça.

Usando dinheiro  ilícito como comprovou o GAECO, Ruy Borba desviou dos cofres públicos do Município de Armação dos Búzios,  entre 2008 e 2013, 16 milhões de reais.

 Em escuta telefônica determinada pela justiça a pedido do MP, Ruy  liga para o primo que na época concorria a Vice-Presidência  da OAB Nacional, Claudio Lamachia  e diz que as OABs do Estado só tem bundões e que ele precisa agir em Brasilia. O primo responde que depois que fosse eleito, o ajudaria. Claudio Lamachia é hoje o Vice Presidente da OAB Nacional que fica sede em Brasília. Em outra escuta Ruy diz a uma pessoa que não foi identificada que: A OAB TAMBÉM ESTÁ EM CIMA E QUE VAI ESTAR COM SEU PRIMO NA OAB E QUE ELES VÃO AGIR. RUY DIZ QUE SEU PRIMO, É VICE PRESIDENTE DA OAB.


Em outra escuta dessa vez um torpedo enviado ao primo, Ruy avisa que depositou 50 mil reais pra seu escritório. Isso depois de estar com todos as contas bloqueadas. 

As escutas telefônicas foram apresentadas pelo GAECO à 2ª Vara de Búzios mês passado e estiveram públicas até 10 de junho (0000200-11.2013.8.19.0078),período em que tive acesso pela lei de acesso e transparência e publicidade dos atos com atuação do órgão investigatório do MP contra Crimes Organizados e remessa ao TJRJ recentemente, que  essa semana decretou segredo de justiça.

O que se sabe é que os processos foram transferidos para os juízes tabelares de Saquarema e todos já se deram por impedidos, ou seja, onde Ruy Borba aparece,provoca o afastamento dos magistrados .  

O Brasil tem sido palco de réus com capacidade de  pagar advogados milionários e usar de seus artifícios econômicos e políticos para excluir magistrados, o que é notório na operação  Lava-Jato, onde o Juiz Sérgio Moro é constantemente alvo de denuncias no CNJ e pedidos de suspeição. Na mesma direção  em Búzios, quem é investigado por Lavagem de Dinheiro também usa dos mesmos artifícios. 

Note-se que na Operação lava jato a imprensa esta tendo livre acesso e dando ampla divulgação no esquema que envolve  Marcelo Odebrecht  dono da maior empreiteira do pais e Otávio Azevedo Presidente da Andrade Gutierrez acusados  de pagar 700 milhões de reais em propina.
Chama atenção, que a suspeição do Juiz da 2ª Vara da Comarca de Búzios, Marcelo Villas, Vem de Brasília ( STJ),através do  Desembargador  Ericson Maranhão, Desembargador pelo 5º Constitucional , ou seja, não é juiz de carreira concursado.  


A imprensa não pode deixar de divulgar o que acontece, principalmente quando se trata de causas já denunciadas pelo Ministério Público e que envolvem dinheiro público, ou seja, verba que deveria estar destinada a saúde, educação e o bem da sociedade, e pessoas públicas que optaram em entrar na vida política: ex-secretários municipais, pessoas com cargos de destaque em instituições nacionais etc. Como jornalista há mais de quinze anos e experiência em radio, televisão e jornal impresso, dentre eles Rede Globo, TV Manchete, TVE, Radio Nacional, Radio Atlântida FM, Radio Antena I, fundadora do Jornal Primeira Hora, registro profissional nº 25940/RJ, busco noticiar fatos para uma melhor democracia, jamais existente com censura.