Tradutor

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

PF pede autorização ao STF para investigar Lula

A Polícia Federal solicitou autorização para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por possivelmente ter se beneficiado com esquema fraudulento investigado pela Operação Lava Jato. É o que afirma a revista Época, na versão online desta sexta-feira (11). Segundo a publicação, o pedido para iniciar a investigação já foi protocolado ao Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a publicação, o delegado Josélio Sousa, da PF de Brasília, teria encaminhado a solicitação sob justificativa de que há indícios de que Lula teria se beneficiado pessoalmente em esquemas fraudulentos com envolvimento da Petrobras e empreiteiras que prestavam serviços à estatal na época em que o petista ocupava a Presidência da República.
Ainda segundo a Época, a PF não explica o motivo de ter solicitado ao STF, e não à Justiça de Primeira Instância, a autorização para investigar o ex-presidente, que não tem mais prerrogativa de foro privilegiado.

Búzios incivilizada e miasmática

Numa demonstração pratica, de quando os governantes são sérios  e a população participa em sincronia com as necessidades sociais, a cidade evoluiu e o comércio prospera.Escolhi como tema do que vou descrever aqui, a cidade turística de Gramado. 


Av. Principal de Gramado
Florida e cheirosa Gramado fica na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Sua população é de aproximadamente   36 mil habitantes que vivem exclusivamente do turismo.  O que falta em Búzios , Gramado tem a vontade,  pessoas serias e obstinadas na manutenção das conquistas construídas numa parceria entre a prefeitura, população comerciantes e o trade turístico.
Gramado não tem uma rua, que não seja pavimentada, isso porque a política praticada passa pelo consenso e no bem estar da população.  Ouvi de um prefeito uma vez a seguinte frase: “É inadmissível que um vendedor de uma loja que vai atender nosso turista, chegue ao trabalho com os sapatos sujos de lama” Pedro Bertolucci. Sensível , não acham? 






Gramado tem previsão orçamentária pára 2016 de 212 milhões de reais. Segundo o Secretario Adjunto de Fazenda Mauricio Selau, a arrecadação é restrita ao comercio, impostos e o trade turístico. Royalties de petróleo não chegam la.
Como dizem seus prefeitos, uma prefeitura pobre com uma população rica. Isso porque os serviços essenciais são priorizados, as ruas são lavadas diariamente com lavanda para que a cidade tenha perfume de flores, alias as hortênsias fazem a cidade linda e azulada.


Entrada da cidade de Gramado

Os banheiros públicos são de granito limpos e perfumados. Ruas com calçadas e uma organização de causar inveja a qualquer cidade de primeiro mundo. 
Banheiro Publico de Gramado todo em granito
 Banheiro Publico de Búzios- foto do Blog IP Buzios

Banheiro publico Búzios- Foto Blog IP Búzios

A coleta de lixo é de responsabilidade da prefeitura, portanto mantida pela Rede Pública.
Entrevistei por diversas vezes prefeitos daquela cidade, todos mantém a mesma forma de tratar a Pérola Gaúcha: Ordenamento e respeito ao dinheiro público.
Considerada como modelo de turismo de qualidade, Gramado mantém o destino gastronômico como base de sua divulgação: Na sua maioria, formada de imigrantes italianos e alemães, a cultura gastronômica é parceira direta do truísmo da cidade. La festival gastronômico é todo dia. As fabricas de chocolates são abertas a visitação e os turistas acompanham a preparação de um dos chocolates mais gostosos do pais. Licores, vinhos e  queijos são atrativos principais de um rodízio promovido pelos  fabricantes que não deixam nenhum turista sair da cidade sem cumprir o roteiro.
E não pensem que só a gastronomia atrai os visitantes, a indústria de vestuário e sapatos tem um charme especial para atrair seus clientes dentro das lojas.

 Para amenizar o frio cafés maravilhosos com pedaços de canela são servidos pelas vendedoras nas lojas mais chiques. Uma forma de tornar a venda mais atrativa. 
Chocofeste degustação das fabricas de chocolate de Gramado

Segundo o Secretário Selau, com quem falei ao telefone para fazer esta mátria, Gramado não tem baixa temporada, isso porque a cidade levou a serio a manutenção de sua vocação turística. O Festival de Cinema, o Natal Luz e os dois Centros de Convenções, geram turismo abundante o ano todo.

Centro de Convenções de Gramado

Festival Internacional de Cinema de Gramado

Natal Luz

           Saindo deste sonho, retornamos ao pesadelo.


Na direção contraria a Gramado, nossa Búzios coitada, esteve sempre atrelada a governos esquizofrênicos.  Temos uma prefeitura milionária e uma população pobre e miserável.
Uma saúde de péssima qualidade ligada à corrupção, favorecendo clinicas prestadoras de serviços com faturamentos milionários, enquanto a Rede Pública agoniza em praça pública.
Nossa principal Avenida Jose Bento Ribeiro Dantas é absurdamente mal conservada, não há interesse em torná-la florida bem estruturada com calçadas, pontos de ônibus com coberturas e ciclovias. 
Av. Jose bento Ribeiro dantas
Como podemos ver... a diferença entre as duas cidades é alarmante. 

Os três prefeitos que Búzios teve até aqui, estão milionários, Todos condenados por Improbidade Administrativa.




Por ser considerada descolada e supostamente uma cidade culturalmente evoluída, isso claro, através de propaganda enganosa, Búzios vende a imagem de um paraíso preservado. 

Mas todos nós somos sabedores que o esgoto inunda nossas praias.
Só quem vive aqui, sabe das demandas emergenciais que chegam diariamente ao poder público e que obviamente ficam sem solução. 

Se Gramado tem cheiro de flores, Búzios cheira a merda.  O Canal da Marina, que deveria ser um ponto turístico, recebe esgoto de Cem Braças e adjacência diariamente.


Esgoto lançado ao mar 

Se formos procurar culpados, vamos encontrar em primeiro lugar o eleitor corrupto. Em segundo a justiça, não a de 1ª Instancia, que tem juízes sérios combativos, mas a 2ª Instancia que é o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de janeiro), que mantém pelo menos três pedidos de afastamento do atual prefeito Andre Granado, expedidos pela justiça local, adormecidos em uma das tantas câmaras do TJRJ e o pior, sem perspectivas de julgamento. Esta semana o Juiz Sergio Moro em uma entrevista deu a seguinte declaração: “O atual sistema de recursos judiciais favorece a impunidade”.  Tomara que os Desembargadores do TJRJ tenham este pensamento e comecem a moralizar a política de cidades do estado do RJ que tem prefeitos ímprobos que continuam roubando e mantidos em seus cargos com liminares, no mínimo suspeitas.
 Depois da Lava jato e do Juiz Sergio Mouro o Brasil não aceita mais uma justiça ineficiente.

A arrogância é a característica principal do político de Búzios. Se acham acima do bem e do mal e ostentam riqueza  com carros e propriedades luxuosas  sem nenhuma culpa. Os políticos que estiveram e estão em cena, vivem na certeza da impunidade. Desviar dinheiro público em Búzios não dá nada. Se pensassem diferente, não veríamos a esposa de Toninho Branco condenado criminalmente por roubo do dinheiro publico e inelegível, se lançar candidata.
Dizem nas ruas da cidade que tudo foi passado pro nome da Sra Shirlei Coutinho Branco. Certamente a justiça eleitoral estará atenta.

Estamos envelhecendo e esses mandatários corruptos não se preocupam com nossas vidas, porque suas ruas têm calçadas e bem pavimentadas, seus filhos estão em excelentes escolas, não usam a rede publica de educação e nem da saúde, são proprietários de planos de saúde milionários, ou seja, somos mal tratados, desrespeitados e temos uma classe media “formadora de opinião” que a cada governo encontra aconchego nos braços da corrupção. A imprensa ? hahah essa é uma piada, 90% das ações do judiciário local que tem atuado firme no combate a corrupção,  não são passadas a população, com exceção de alguns blogs , como o meu.
Ruas das periferias de Búzios, onde o trabalhador suja o pé de lama pra chegar ao trabalho

 A imprensa compactua com a corrupção, isso é fato, basta financiar um dos jornais da cidade que nada atinge seu patrocinador.
O que me levou a esse relato foi ver Ricardo Waldivia postar no facebook a foto decadente da Ponte da Marina, que no passado, era um cartão postal da cidade. Foi lá de cima, olhando aquele mar verde, que decidi que queria morar na Rasa.
Áureos tempos 
Ponte abandonada
Depende de nós: Ou optamos por um sonho que podemos tornar realidade, ou vamos continuar mergulhados neste pesadelo infernal.