Tradutor

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ciro Santos Conselheiro Tutelar em Búzios por 11 anos,busca reeleição no dia 4 de outubro de 2015.




É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Art. 227 da Constituição Federal Brasileira.

Para a lei brasileira,  as crianças e adolescentes por serem pessoas em desenvolvimento, precisam ser especialmente protegidos pela sociedade e pelo município. Nesse sentido, a Constituição brasileira foi bastante inovadora já que se adianta às disposições da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.
O Conselho Tutelar  é composto por cinco membros, eleitos  pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado,comunidade e família),Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

No dia 4 de outubro de 2015 Búzios escolherá o seu conselheiro tutelar. O mais atuante de nossa cidade sem duvida é Ciro Santos, que cumpre o seu terceiro mandato. Atuante e dedicado está por onze anos a frente do Conselho Tutelar de Búzios. O Conselheiro Ciro  tem 65 anos de idade, de Búzios,  vinte e oito. Nascido em Jequitinhonha no norte de Minas Gerais, é  casado com Celymar Santos e tem dois filhos.  O mais velho mora no Japão e é Fisico Nuclear, o outro  é buziano e faz engenharia civil. 


BP- QUAL A FUNÇÃO DE UM CONSELHEIRO TUTELAR
CS- Garantir os Direitos de Criança e Adolescentes, previstas no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA como:
- Direito à Vida e a Saúde.
- Direito á Liberdade, ao Respeito e a Dignidade.
- Direito á Convivência Familiar e Comunitária.
- Direito á Educação, á Cultura, ao Esporte e ao Lazer.
- Direito á Profissionalização e á Proteção ao Trabalho.

BP- Qual a sua opinião quanto a postura do município, já que cada vez nossas crianças estão expostas as drogas de forma alarmante. Seria importante a escola em tempo integral?   
CS - Acho que a melhor forma de combater as drogas é de Prevenção,  temos que estar o tempo todo fazendo ações, principalmente dentro das escolas, orientando nossas crianças sobre o mal que as drogas fazem dentro de uma família.
Temos que ter dentro do nosso Município, mais Política Pública voltada para o Combate as Drogas.
A escola de tempo Integral,é muito boa, mas precisa ser muito bem Planejada e Estruturada, para não se torna um Deposito de Crianças, hoje as escola tem um só tempo vive com muitas dificuldades com seus alunos, falta Professores, Laboratórios, Informática, mais Capacitação  aos Professores, um salário mais digno aos Profissionais da área.
Sem tudo isto não adianta Escola de Tempo Integral, as crianças deveria sim sentir o prazer de esta dentro da escola, de conviver bem com todos os profissionais que ali estão.

BP - Até onde vai o poder de um Conselheiro?
CS - O poder de um Conselheiro esta no Artigo 136 do ECA, ele não pode aumentar e nem diminuir, para ser um bom conselheiro ele precisa saber e compreender muito bem este Artigo.

BP- Adotar crianças é uma atribuição do Conselho Tutelar?
CS- Por isto que eu digo, se o Conselheiro não seguir  o Artigo 136, ele não serve para ser conselheiro, esta questão de adotar uma criança esta nos Artigos 39 a 52 do ECA, o Conselheiro Tutelar  não tem Poder de Juiz, os candidatos a receber uma criança ou adolescente para adoção, tem que esta escrito no Cadastro, o primeiro da lista é que deverá, se tudo estiver certo receber a criança ou adolescente. Um Conselheiro Tutelar, não pode adotar uma criança ou adolescente quando no exercício de seu mandato.

BP- Porque voce deseja ser reeleito?
CS- Quero ser reeleito porque me considero, a pessoa com mais experiência entre todos os candidatos, como em todos mandatos os conselheiros nunca tiveram nenhuma capacitação,não acho que o CT deva ficar sem uma pessoa que possa ajudar os novos conselheiro. Já tivemos mandatos só conselheiros novos (quando me afastei) foi um fracasso e até hoje temos que ficar contornando vários  problemas por falta de conhecimento dos conselheiros.