Tradutor

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Esgoto, segundo o pre-camdidato Claudio Aqualusa



Como anunciamos aqui no blog, vamos ouvir todos os pré-candidatos a prefeito sobre o problema que mais tira o sono dos buzianos: ESGOTO.


A população quer saber o que o Dr. Claudio Aqualusa fará com o esgoto da cidade?


Resposta Claudio Aqualusa

A primeira coisa a fazer quando se tem um problema, é diagnosticar sua causa raiz. Acho que as discussões por ocasião da elaboração do Plano de Saneamento Básico , definiram bem. Trata- se de má gestão cristalizada na péssima escolha por captação em tempo seco.
Será mudada a concepção do sistema de esgotos adotando redes separadoras e tratamento terciário. Porque os indicadores de insalubridade estão expostos na contaminação do principal produto turístico: as praias de Búzios.
Será feito em  toda península em conformidade com um planejamento a ser aprovado de forma participativa! Depois seguir  o que estabelecer o Plano de Saneamento a ser revisado.
A nosso ver, isso deverá ser realizado, por uma Fundação Municipal de Saneamento e Saúde Ambiental a ser criada.
Aprovando um Projeto de Lei criando a Política Municipal de Saneamento e Saúde Ambiental que conterá os instrumentos de gestão, controle e financiamento do Plano de Saneamento
E quanto custará isso? Bem, o Plano de Saneamento trouxe um primeiro número que deverá ser validado no primeiro ano do mandato e ser inserido dentro da Lei que criará a Política de Saneamento.


E a Prolagos ? A Prolagos é Concessionária cujo Contrato está vigindo. O problema da concessão é que ela está solta. Uma vez criada a Fundação, que vai ditar as regras do uso do solo e do saneamento com parâmetros mais restritos, ela terá que se ajustar. Se não, o município faz e fica com crédito com ela. Sempre defendi isso. A Prolagos tem que jogar o jogo do interesse municipal, custe i que custar!!! Um município com Búzios tem credibilidade para buscar recursos aonde queira. Precisa organizar um Escritório de Projetos para captar recursos.

Observação


O Próximo será o Pré-candidato a Prefeito pelo PSOL BÚZIOS Almir Correa. 

Os outros que ainda não mandaram suas perspectivas para o esgoto de Búzios, continuamos aguardando. Afinal, importante a população saber se vamos continuar nadando em águas insalubres. 
O e-mail para envio da matéria é: redacaofinal2014@gmail.com
Todos os pre-candidatos independentes de partido devem aproveitar a oportunidade e falar abertamente com a população sobre um problema gravíssimo que ameaça nosso meio ambiente. Se nada for feito  em 10 anos seremos uma Baia de Guanabara.